Post destacado

Seminário Design de Imagem: A Convergência Visual – 2014

seminario-design-2014

O Seminário Design de Imagem: A Convergência Visual, promovido pelo Centro de Estudos em Design da Imagem ED/UEMG e organizado pelas suas áreas de pesquisa, Núcleo de Ilustrações e Quadrinhos (NIQ); Núcleo de Design e Fotografia (NUDEF); Arquivo de som e imagem (ASI); Animação; e Cinema, da mesma Instituição, tem por objetivo promover o diálogo e a troca de experiências e conhecimentos entre estudantes, professores, pesquisadores e profissionais da área em questão, por meio de trabalhos apresentados no Seminário, mesas redondas e palestras. O resultado deste Seminário será apresentado em Anais, listados em publicação digital , com o intuito de proporcionar um cenário abrangente do que foi discutido no evento, possibilitando assim, verificar as diversas opiniões e difundir o assunto, sobre a maneira de se pensar e fazer imagem. O Seminário ocorre todos os anos junto a Semana UEMG que é promovido pelo Centro de Extensão da própria Universidade UEMG.

OBS: Inscrições são até inicio de agosto para apresentação dos trabalhos.
Data limite para envio de resumos expandidos até o dia 01/08/2014

Link acesso: http://seminariodeimagemeduemg.blogspot.com.br/

Oficina de história em quadrinhos sobre Cultura Pop Mexicana

A Gibiteca “Marcel Rodrigues Paes”, em parceria com a Oficina Cultural Pagu, vai dar uma oficina de história em quadrinhos sobre Cultura Pop Mexicana.

Com monitoria do quadrinista Eder Messias, o curso aborda ícones como os guerreiros astecas, as caveiras do Dia dos Mortos, a luta livre, Chaves, além das novelas e seriados da Televisa.

As aulas acontecem nos dias 23, 29 e 30 de abril e 6, 7, 13, 14 e 20 de maio, divididas em dois locais: Às 3ª feiras na Oficina Cultural Pagu, das 14h30 às 16h30; e às 4ª feiras na Gibiteca, das 14h às 16h.

A oficina transmitirá os fundamentos gráficos e narrativos das HQs, desenvolvendo desenho, argumento e roteiro para a criação de histórias. Eder Messias é ilustrador, chargista, caricaturista e especialista em histórias em quadrinhos e mangá.

As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas na própria Gibiteca, que fica no Posto 5, na avenida da praia, bem em frente à rua Oswaldo Cruz, no bairro do Boqueirão, em Santos. Mais informações pelo telefone (13) 3288-1300.

O projeto é uma realização da Poiesis – Organização Social de Cultura, Oficina Cultural do Estado de São Paulo, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, com apoio da SECULT e Prefeitura de Santos.

Lançamento da Fansign 3

fansign3

O Núcleo de Ilustração e Quadrinhos da escola de Design da UEMG lançará no próximo dia 10 de maio de 2013, a terceira edição da Fansign.

O lançamento acontecerá de 11 às 13 horas na Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte, que fica na Rua Carangola 288 no Bairro Santo Antônio.

Informações: http://niqeduemg.blogspot.com.br

Peixe Babel: Norueguês Pondus

pondus

- Harold ... você acha que eu estou vestida fora de moda?
-
- Por que você não responde?
- Eu não digo nada sem um advogado presente!
- Eu interpreto isso como um sim?
- Eu tenho o direito de permanecer calado!

Artista: Pondus
País: Noruega
Site: http://www.dagbladet.no/tegneserie/pondus/

Coluna Peixe Babel: Apresentação de trabalhos de quadrinistas espalhados pelo mundo. A tradução é livre, feita através de um mecanismo de tradução online. A chance de conter erros na tradução é grande!!!

Veneta lança versão em quadrinhos de “O Processo”, de Kafka

Press Release

Livro é uma parceria entre o autor David Mairowitz e a desenhista Chantal Montelier

processo

Em uma manhã como outra qualquer, Joseph K é preso em seu quarto, por razões inexplicadas e se vê envolvido em um atordoante processo judicial. A versão em quadrinhos de “O Processo”, clássico romance de Franz Kafka, chega este mês às livrarias brasileiras pela editora Veneta.

Os embates de K com os burocratas, os encontros desconcertantes e a tentativa desesperada de provar sua inocência são recriados de forma brilhante pelo roteirista David Mairowitz e pela desenhista Chantal Montelier. A HQ captura a atmosfera sombria, mas também o humor da obra de Kafka, e faz um retrato árido da burocracia autoritária, tão atual e relevante hoje quanto quando foi escrito.

Os autores

Franz Kafka (1883-1924) foi um dos principais escritores do século 20. Um judeu tcheco de classe média que escrevia em alemão, Kafka se recusou a publicar a maior parte de seus trabalhos em vida, chegando até a instruir seu amigo e editor Max Brod a destruir seus escritos após a sua morte. Brod agiu contra o desejo do autor, e Kafka se tornou desde então um dos escritores mais influentes da literatura ocidental. Kafka produziu um trabalho que mistura absurdo e desesperança, o surreal e o mundano. Sempre com um toque de humor negro. Seus outros trabalhos incluem O Castelo, A Metamorfose e vários contos.

Chantal Montellier é uma das principais artistas dos quadrinhos franceses. Iniciou carreira nas artes plásticas, como professora e pintora, e chegou a expor no Grand Palais de Paris, em 1972. Mas já nesse ano estreou como quadrinista em publicações de esquerda, como L’Humanité, Revolution, Le Combat syndicaliste e l’Unité. Ainda que ao longo de sua carreira também tenha publicado na grande imprensa, em jornais e revistas como Le Monde e L’Express, e tenha se tornado uma das estrelas de revistas de quadrinhos famosas, como À Suivre e Métal Hurland, seu trabalho continua engajado, marcado pelos preocupações sociais de nosso tempo, uma denúncia radical de todas as formas de violência e opressão.

David Zane Mairowitz é escritor, dramaturgo, diretor e tradutor. Foi um dos criadores, em 1966, do International Times, uma das mais importantes publicações da história do movimento underground. Suas peças de teatro incluem uma versão de O Processo, de Kafka, aclamada pela crítica. Publicou artigos nas revistas Harper’s, Vogue, e nos jornais The Village Voice, The Progressive e The Sunday Times. Seus contos foram publicados em diversas revistas literárias, como Partisan Review, New Directions, e Penguin Modern Stories. Nos últimos 25 anos, produziu radionovelas e documentários para a BBC, tendo recebido vários prêmios internacionais. Mora e trabalha na França e em Berlim.  

O Processo
Editora Veneta
128 páginas
R$ 34,90