Post destacado

Seminário Design de Imagem: A Convergência Visual – 2014

seminario-design-2014

O Seminário Design de Imagem: A Convergência Visual, promovido pelo Centro de Estudos em Design da Imagem ED/UEMG e organizado pelas suas áreas de pesquisa, Núcleo de Ilustrações e Quadrinhos (NIQ); Núcleo de Design e Fotografia (NUDEF); Arquivo de som e imagem (ASI); Animação; e Cinema, da mesma Instituição, tem por objetivo promover o diálogo e a troca de experiências e conhecimentos entre estudantes, professores, pesquisadores e profissionais da área em questão, por meio de trabalhos apresentados no Seminário, mesas redondas e palestras. O resultado deste Seminário será apresentado em Anais, listados em publicação digital , com o intuito de proporcionar um cenário abrangente do que foi discutido no evento, possibilitando assim, verificar as diversas opiniões e difundir o assunto, sobre a maneira de se pensar e fazer imagem. O Seminário ocorre todos os anos junto a Semana UEMG que é promovido pelo Centro de Extensão da própria Universidade UEMG.

OBS: Inscrições são até inicio de agosto para apresentação dos trabalhos.
Data limite para envio de resumos expandidos até o dia 01/08/2014

Link acesso: http://seminariodeimagemeduemg.blogspot.com.br/

Espaço permanente Antonio Cedraz

O quadrinista Antonio Cedraz, criador do Xaxado, ganhou uma bonita homenagem no dia 6 de abril de 2014. A Biblioteca Infantil Monteiro Lobato criou um espaço permanente em homenagem ao artista.

cedraz-01

A inauguração do espaço contou com a presença do Secretário de Cultura do Estado da Bahia Antônio Albino Canelas Rubim. Entre as atrações, houve um retrato pintado na hora pelos grafiteiros Marcos Costa, Cauanã e Ana Luisa.

cedraz-02

O espaço conta com um acervo de livros infantis e todos os livros do Xaxado estão disponíveis para leitura.

Biblioteca Infantil Monteiro Lobato
Praça Almeida Couto s/n, Nazaré - Salvador- BA
Telefone: (71) 3117-1433,

Tools Challenge 2 – Financiamento coletivo

Tools Challenge, criado por Max Andrade, é um projeto que começou como webcomic, sendo lançada gratuitamente na internet em Julho de 2011 no site www.toolchallenge.net. Depois de mais de um ano sendo postado na internet, ao primeiro volume conseguiu arrecadar cerca de R$ 6.000 que financiou o primeiro volume da versão impressão da hq.

Agora Max busca novo financiamento para dar continuidade a saga, que tem previsão de 6 volumes.

tools

Sinopse:

O mangá acontece em um mundo similar ao nosso mas com uma diferença um tanto quanto bizarra: cada pessoa nasce com uma ferramenta consigo, como se fosse um órgão a mais. Algumas pessoas nascem com ferramentas especiais chamadas “Série Ouro”, e para essas pessoas, passar muito tempo longe de suas ferramentas significa a morte.

Nesse contexto somos apresentados a Raion, um garoto que teve sua ferramenta Série Ouro roubada logo ao nascer. Numa reviravolta do destino ele pode reencontrar a peça, mas precisa se envolver num torneio mortal travado por demais portadores dessas ferramentas excepcionais.

Confira o projeto: http://catarse.me/pt/ToolsChallenge2

Conversa em quadrinhos sobre a censura

No dia 29 de março acontecerá a edição do Conversa em Quadrinhos, realizado pela Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, que debaterá a Censura e os Quadrinhos.

O cartunista Duke, do Jornal O Tempo, foi recentemente processado pelo árbitro Ricardo Marques Ribeiro por uma charge publicada em razão de um jogo da final do Campeonato Mineiro de 2010 entre Cruzeiro e Ipatinga. Condenado a pagar 15 mil reis de indenização, Duke foi julgado na 11ª Câmara Cível, local onde árbitro Ricardo Marques trabalha como assessor do desembargador Wanderley Salgado de Paiva.

O debate, que acontecerá no próximo sábado, contará com depoimentos de quem produzia quadrinhos na época da ditadura. Também abordará questões sobre as consequências  dessa decisão, que abre jurisprudência e afeta a todos que trabalham com humor gráfico.

Carta de Apoio ao Duke

ceq_2014_01