Post destacado

Seminário Design de Imagem: A Convergência Visual – 2014

seminario-design-2014

O Seminário Design de Imagem: A Convergência Visual, promovido pelo Centro de Estudos em Design da Imagem ED/UEMG e organizado pelas suas áreas de pesquisa, Núcleo de Ilustrações e Quadrinhos (NIQ); Núcleo de Design e Fotografia (NUDEF); Arquivo de som e imagem (ASI); Animação; e Cinema, da mesma Instituição, tem por objetivo promover o diálogo e a troca de experiências e conhecimentos entre estudantes, professores, pesquisadores e profissionais da área em questão, por meio de trabalhos apresentados no Seminário, mesas redondas e palestras. O resultado deste Seminário será apresentado em Anais, listados em publicação digital , com o intuito de proporcionar um cenário abrangente do que foi discutido no evento, possibilitando assim, verificar as diversas opiniões e difundir o assunto, sobre a maneira de se pensar e fazer imagem. O Seminário ocorre todos os anos junto a Semana UEMG que é promovido pelo Centro de Extensão da própria Universidade UEMG.

OBS: Inscrições são até inicio de agosto para apresentação dos trabalhos.
Data limite para envio de resumos expandidos até o dia 01/08/2014

Link acesso: http://seminariodeimagemeduemg.blogspot.com.br/

Veneta lança versão em quadrinhos de “O Processo”, de Kafka

Press Release

Livro é uma parceria entre o autor David Mairowitz e a desenhista Chantal Montelier

processo

Em uma manhã como outra qualquer, Joseph K é preso em seu quarto, por razões inexplicadas e se vê envolvido em um atordoante processo judicial. A versão em quadrinhos de “O Processo”, clássico romance de Franz Kafka, chega este mês às livrarias brasileiras pela editora Veneta.

Os embates de K com os burocratas, os encontros desconcertantes e a tentativa desesperada de provar sua inocência são recriados de forma brilhante pelo roteirista David Mairowitz e pela desenhista Chantal Montelier. A HQ captura a atmosfera sombria, mas também o humor da obra de Kafka, e faz um retrato árido da burocracia autoritária, tão atual e relevante hoje quanto quando foi escrito.

Os autores

Franz Kafka (1883-1924) foi um dos principais escritores do século 20. Um judeu tcheco de classe média que escrevia em alemão, Kafka se recusou a publicar a maior parte de seus trabalhos em vida, chegando até a instruir seu amigo e editor Max Brod a destruir seus escritos após a sua morte. Brod agiu contra o desejo do autor, e Kafka se tornou desde então um dos escritores mais influentes da literatura ocidental. Kafka produziu um trabalho que mistura absurdo e desesperança, o surreal e o mundano. Sempre com um toque de humor negro. Seus outros trabalhos incluem O Castelo, A Metamorfose e vários contos.

Chantal Montellier é uma das principais artistas dos quadrinhos franceses. Iniciou carreira nas artes plásticas, como professora e pintora, e chegou a expor no Grand Palais de Paris, em 1972. Mas já nesse ano estreou como quadrinista em publicações de esquerda, como L’Humanité, Revolution, Le Combat syndicaliste e l’Unité. Ainda que ao longo de sua carreira também tenha publicado na grande imprensa, em jornais e revistas como Le Monde e L’Express, e tenha se tornado uma das estrelas de revistas de quadrinhos famosas, como À Suivre e Métal Hurland, seu trabalho continua engajado, marcado pelos preocupações sociais de nosso tempo, uma denúncia radical de todas as formas de violência e opressão.

David Zane Mairowitz é escritor, dramaturgo, diretor e tradutor. Foi um dos criadores, em 1966, do International Times, uma das mais importantes publicações da história do movimento underground. Suas peças de teatro incluem uma versão de O Processo, de Kafka, aclamada pela crítica. Publicou artigos nas revistas Harper’s, Vogue, e nos jornais The Village Voice, The Progressive e The Sunday Times. Seus contos foram publicados em diversas revistas literárias, como Partisan Review, New Directions, e Penguin Modern Stories. Nos últimos 25 anos, produziu radionovelas e documentários para a BBC, tendo recebido vários prêmios internacionais. Mora e trabalha na França e em Berlim.  

O Processo
Editora Veneta
128 páginas
R$ 34,90

Espaço permanente Antonio Cedraz

O quadrinista Antonio Cedraz, criador do Xaxado, ganhou uma bonita homenagem no dia 6 de abril de 2014. A Biblioteca Infantil Monteiro Lobato criou um espaço permanente em homenagem ao artista.

cedraz-01

A inauguração do espaço contou com a presença do Secretário de Cultura do Estado da Bahia Antônio Albino Canelas Rubim. Entre as atrações, houve um retrato pintado na hora pelos grafiteiros Marcos Costa, Cauanã e Ana Luisa.

cedraz-02

O espaço conta com um acervo de livros infantis e todos os livros do Xaxado estão disponíveis para leitura.

Biblioteca Infantil Monteiro Lobato
Praça Almeida Couto s/n, Nazaré - Salvador- BA
Telefone: (71) 3117-1433,

Tools Challenge 2 – Financiamento coletivo

Tools Challenge, criado por Max Andrade, é um projeto que começou como webcomic, sendo lançada gratuitamente na internet em Julho de 2011 no site www.toolchallenge.net. Depois de mais de um ano sendo postado na internet, ao primeiro volume conseguiu arrecadar cerca de R$ 6.000 que financiou o primeiro volume da versão impressão da hq.

Agora Max busca novo financiamento para dar continuidade a saga, que tem previsão de 6 volumes.

tools

Sinopse:

O mangá acontece em um mundo similar ao nosso mas com uma diferença um tanto quanto bizarra: cada pessoa nasce com uma ferramenta consigo, como se fosse um órgão a mais. Algumas pessoas nascem com ferramentas especiais chamadas “Série Ouro”, e para essas pessoas, passar muito tempo longe de suas ferramentas significa a morte.

Nesse contexto somos apresentados a Raion, um garoto que teve sua ferramenta Série Ouro roubada logo ao nascer. Numa reviravolta do destino ele pode reencontrar a peça, mas precisa se envolver num torneio mortal travado por demais portadores dessas ferramentas excepcionais.

Confira o projeto: http://catarse.me/pt/ToolsChallenge2